top of page

O que é e porque ter um Seguro Viagem

Atualizado: 6 de jun. de 2022


Contratar um Seguro Viagem é muito importante quando se viaja para qualquer destino do mundo. Sabemos (por experiência própria) que acidentes acontecem e problemas de saúde são imprevisíveis. Sem falar que depois da pandemia causada pelo coronavírus, o Seguro Viagem ganhou ainda mais importância.


Seja o seu destino uma cidade brasileira ou o exterior, é super recomendável fazer um Seguro Viagem para saber que você e seus acompanhantes serão bem assistidos, caso algum imprevisto aconteça.


Por isso, preparamos este artigo com dicas sobre Seguro Viagem para ajudar os nossos viajantes que estão se preparando para desbravar esse mundão! Nada de passar perrengue durante as férias! Fique ligado e evite problemas maiores.

O seguro de viagem vai muito além da assistência médica e pode ser a salvação no caso de cancelamento da viagem ou retorno de emergência ao Brasil. Confira nossas dicas!

Como funciona o Seguro Viagem? O Seguro Viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes.


O que o Seguro Viagem cobre? O Seguro Viagem cobre, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto ele também oferece outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral.


O Seguro Viagem será tão completo quanto o pacote assinado. Sim! Você poderá fazer um Seguro básico ou um super completo.


Veja as principais coberturas dos Seguros de Viagens:

- Atendimento médico e odontológico 24h (incluindo Covid-19);

- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;

- Visita ao segurado hospitalizado;

- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;

- Despesas farmacêuticas;

- Hospedagem após alta hospitalar;

- Remarcação de passagem para regresso;

- Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;

- Assistência funeral;

- Indenização no caso de morte;

- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;

- Localização de bagagem extraviada;

- Indenização no caso de extravio de bagagem;

- Despesas jurídicas;

- Pagamento antecipado de fiança.


O Seguro Viagem é válido em caso de pandemia?

A recente pandemia causada pelo coronavírus acendeu o sinal de alerta entre os viajantes que contratam seguro de viagem. Houve muitas dúvidas sobre a cobertura do Seguro em casos de pandemia e se a assistência aos viajantes seria mantida.

No caso da pandemia declarada do coronavírus, os Seguros de Viagem tomaram medidas diferentes entre eles. Houve alguns seguros que mantiveram a cobertura total, porém outros limitaram a cobertura apenas até o diagnóstico, recorrendo à clausula contratual que os isenta de cobertura em casos de surtos, epidemias e pandemias.

Para ter certeza se o seu Seguro de Viagem cobre o atendimento em caso de pandemia, entre em contato com a seguradora ou com seu agente de viagens e pergunte claramente sobre essa cláusula e como é o atendimento em caso de diagnóstico de doença ligado a pandemias.


O que devo levar para a viagem como comprovante de que tenho um seguro?

É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro escolhido, pois além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro.

Você deve ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis para casos de emergência. Deixe todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com os companheiros de viagem.


Como contatar o seguro de viagem em caso de emergência e o que devo fazer?

Ao embarcar para a viagem é fundamental ter, em local acessível, os dados de contato da seguradora contratada e número do contrato. Preferencialmente, deixe esses dados também com alguém no Brasil. Caso você mesmo possa solicitar o atendimento, ligue na operadora de seguro, explique a sua situação e aguarde instruções. O meio mais comum para entrar em contato com a seguradora é o telefone.


Como será o atendimento do seguro viagem?

A seguradora provavelmente enviará um médico até você ou indicará um hospital ou serviço conveniado onde possa ser realizado o atendimento.

Caso seja um procedimento de emergência e você não possa entrar em contato com a seguradora, faça contato logo que esteja em condições ou forneça os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido. Quanto antes, melhor! Muitas seguradoras exigem um limite máximo de horas para que ela seja comunicada sobre o atendimento.


Serei atendido em português?

O contato telefônico com a seguradora, caso seja uma empresa brasileira, muito provavelmente será em português. No entanto, no momento da visita médica ou de ir ao hospital você pode ser atendido por um médico que não fale a sua língua.



NOSSA EXPERIÊNCIA com Seguro Viagem


Nós (Leonardo e Daiany), sentimos na pele a necessidade de ter um seguro viagem em uma experiência recente que passamos em Las Vegas, nos Estados Unidos. Na ocasião ocorrida em 2018, fui surpreendido com uma aguda dor nas costas, a qual comprometeu parte da nossa viagem, e poderia ter comprometido por completo se nós não tivéssemos contratado um Seguro Viagem.


Como tínhamos o seguro, minha esposa entrou em contato com a seguradora e eles me sugeriram ser atendido por um médico no hotel em que estávamos hospedados. Mas diante do nível de dor que eu estava sentindo, eu solicitei atendimento em um hospital e dentro de 30 minutos já havia um médico me esperando em uma clínica e eu já estava a caminho para ser atendido.


Fui atendido, examinado, fiz alguns exames e por fim fui diagnosticado e medicado, e isso me possibilitou a continuar aproveitando a minha viagem tranquilamente! O interessante é que durante todo o atendimento eu consegui me comunicar perfeitamente com toda a equipe médica e funcionários do hospital, mesmo não falando a língua fluentemente, porque havia um serviço de tradução simultânea que foi colocado a disposição pela equipe do hospital e não tivemos nenhum custo excedente ao que já havia sido pago ao contratar o Seguro Viagem!


Houveram outras ocasiões em que nós precisamos utilizar o Seguro Viagem e ele nos foi muito útil, mas irei deixar esses outros casos para contar em outra oportunidade!

O fato é que o Seguro Viagem é igual aos "tubos e conexões Tigres": custa menos de 5% da obra e te livra de muita dor de cabeça! :)

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page